As fortes chuvas e ventos que atingem a Metade Sul provocam estragos em alguns municípios da região. O alerta indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A Defesa Civil fez um resumo da situação neste momento, até às 8h desta terça-feira, em cidades vizinhas:

  • PELOTAS: Chuva intensa desde a madrugada, com ventos fortes, queda de árvores e ruas alagadas. Os ventos chegaram a 140km/h em medição no Aeroporto João Simões Lopes Neto.

  • SÃO JOSÉ DO NORTE muita chuva na noite e no momento toda cidade sem luz;

  • RIO GRANDE muita chuva, ventos e relatos de granizo pequeno, sem estragos.

  • DOM FELICIANO nublado mas sem chuva no momento.

  • CANGUÇU começando chuva forte.

  • ARAMBARÉ com chuva forte no início da madrugada. Falta de energia elétrica por um breve período. Amanheceu sem chuva e com vento moderado. Sem informe de danos.

  • CAPÃO DO LEÃO com chuva forte e tormentas, durante toda a noite e até o momento.

  • TURUÇU não chove no momento, mas instabilidade se aproxima.

  • CERRITO muita chuva no perÍodo da madrugada e agora das 06h até 8h, ainda sem notificação de prejuízos.

  • JAGUARÃO, quase 80 mm de chuva até agora. As equipes da Defesa Civil estão nas ruas avaliando prováveis danos.

  • ARROIO GRANDE com chuva forte e vento intenso.

  • PINHEIRO MACHADO, chuva muito forte.

  • DOM PEDRITO, chuva intensa desde a madrugada, com ventos de grande intensidade, na zona rural chegando a mais de 100km/h. Falta de luz e água, conforme relato da prefeitura. Escolas destelhadas, comércio fechado. Prefeitura decreta situação de emergência.

  • PEDRAS ALTAS com muita chuva durante a noite (80mm) junto com ventos muito fortes e granizo. Ainda chove forte.


As autoridades recomendam cautela no trânsito e também aos pedestres pois há grande incidência de raios.